quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lemniscata - O símbolo do Infinito...


Que seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinícios de Moraes)



Lemniscata é o famoso "8" deitado, conhecida por quase todo mundo como sendo o símbolo do Infinito.  A razão para essa curva geométrica assumir tal significado é seu traço, contínuo, uma forma sem começo nem fim. Entretanto ela possui um significado muito mais amplo e antigo...
Adotada por diversas linhas espirituais, ela simboliza para os rosa-cruzes, a evolução quando observada de dois lados: o físico e o espiritual. Um dos lados da Lemniscata é a jornada do nascimento à morte, o outro da morte ao novo nascimento. O ponto central é considerado o portal entre os dois mundos.
Essa figura aparece em antigos desenhos celtas como o Ouroborus" - símbolo antiquíssimo que representa uma serpente que morde o próprio rabo e devora-se a si mesma, e no Caduceu (cetro) de Hermes, o deus grego da comunicação - que leva as mensagens dos mortais para os deuses.
A Lemniscata tem um significado milenar, representando o equilíbrio dinâmico, perfeito e rítmico entre os polos opostos do corpo humano: o pólo metabólico (abdômen - quente, úmido, expansivo e inconsciente) e o pólo neuro-sensorial (cabeça, sistema nervoso central e órgãos do sentido - frio, seco, contraído e consciente). Do equilíbrio deste dipolo surge a vida humana em sua manifestação mais primordial: o ritmo. A Lemniscata representa então o sistema rítmico (coração, pulmões e musculatura do tórax) que proporciona os sinais vitais mais básicos, equilíbrio físico e psíquico e harmoniza as essências opostas que nos compõem.



Beijos
Fabi


Nenhum comentário:

Postar um comentário